Seja bem-vinda (o)!!

Seja bem-vinda (o), sinta-se em casa.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Lanches

Olá! Este final-de-semana serão tantos festejos que não me sobrará tempo de ir para a cozinha. No sábado, niver de 100 anos da avó do marido com direito a missa e festa e no domingo, niver da sobrinha dela, um almoção. Com tantas comidas diferentes e tantas calorias, vou me dar umas férias do fogão, que tristeza. Mas para amenizar essa folga, pilotei meu amigão, o fogão, duas vezes durante a semana. Como trabalhei dois dias em casa, pude me dar a esse luxo.
A primeira guloseima foi o pão Petrópolis, um pão que fez um sucessão quando foi feito no Mais Você, da Ana Maria Braga. É a segunda fez que eu o faço. Amo. Comê-lo quentinho é tudo de bom e no outro dia, fazer uma torradinha dele, huuuummmm, não sei o que é melhor, se ele fresco ou a torrada dele.




INGREDIENTES


50g de açúcar (¼ xícara de chá)
400g de farinha de trigo (2 ½ xícara de chá)
1 pitada de sal
30g de fermento fresco (2 tabletes)
1 colher (sopa) de manteiga (15g)
180 ml de leite (¾ xícara de chá)
1 ovo
1 gema misturada com 1 colher (chá) de café pronto


MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque o açúcar, farinha de trigo e a pitada de sal e misture. Reserve.
Coloque numa outra tigela o fermento fresco, a manteiga, o leite e o ovo e misture bem. Adicione a mistura de farinha (reservada acima) e sove bem até ficar uma massa homogênea.
Dica: Polvilhe um pouco de farinha de trigo nas mãos para desgrudar a massa que fica entre os dedos. Deixe a massa descansar por 20 minutos.
Modele a massa dando formato do pão, polvilhe com farinha de trigo e transfira massa para uma forma de bolo inglês (25 cm por 10 cm e 6 cm de altura) forrada com papel manteiga nas laterais deixando 10 cm de papel para o lado de fora da forma. Pincele a massa de pão com a gema misturada com café pronto e deixe crescer até a massa dobrar de tamanho.
Leve o pão ao forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno, desenforme, retire o papel manteiga e sirva em seguida.


Enroladinho de salsicha


No dia seguinte, fiz uma receita que vi no blog Pecado da Gula, da Akemi. Ela faz cada pão!!! A receita é do Álvaro Rodrigues, tão bem executada por ela. O meu pão não ficou lindo como o dela, mas posso dizer que ficou "MAGAVILHOSO". Vamos à receita?

30 g de fermento biológico
1 colher (sobremesa) de açúcar refinado
1 colher (sobremesa) rasa de sal
30 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de leite levemente aquecido
1 ovo médio ligeiramente batido
500 g de farinha de trigo (aproximadamente) -

Modo de Fazer

Em uma tigela grande, dissolva o fermento com o açúcar. Junte o sal, a manteiga, o leite e o ovo. Misture bem e acrescente a farinha de trigo aos poucos até conseguir uma massa grudenta. Transfira-a para uma bancada levemente enfarinhada e rasgue-a com as mãos em movimentos de vai e vem até que fique lisa, esbranquiçada e com pequenas bolhas. Polvilhe um pouco mais de farinha de trigo por cima, reúna a massa com auxílio de uma espátula e sove-a delicadamente. Amasse o suficiente para que fique macia, lisa e enxuta. Reserve.

Recheio

300 g de salsichas tipo coquetel, levemente aferventadas ( eu usei 12 salsichas de tamanho normal e de frango)

Para Pincelar

1 ovo ligeiramente batido com um fio de azeite

Montagem dos Enroladinhos: Abra a massa com o rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo até atingir a espessura de 5 mm. Corte-a em tiras de 10 cm x 2,5 cm de largura. Enrole cada tira de massa sobre uma salsicha, dando três ou quatro voltas. Coloque os enroladinhos em chapas de alumínio sem untar. Pincele-os com o ovo e asse em forno pré aquecido na temperatura de 180ºC até ficarem dourados.

Tempo de Preparo: 1h20
Tempo de Forno: 20 a 25 minutos

Dicas do Chef Álvaro Rodrigues

- Não é necessário deixar a massa crescer. O tempo de montagem dos enroladinhos é suficiente para ocorrer a fermentação. Quando terminar de preparar todos os enroladinhos, repare se os primeiros já estão crescidos.

- Para deixar o enroladinho mais saboroso, prepare um vinagrete, misture cebola picada, tomates sem sementes bem picados, alho socado, cheiro verde, sal, pimenta, orégano, temperos a gosto. Deixe macerar por 20 minutos e escorra. Abra as salsichas ao meio, aplique uma pequena colherada do vinagrete e enrole a a tira de massa.

- Esta mesma massa pode ser utilizada para fazer enroladinhos de presunto e queijo, requeijão firme, creme de frango etc

O pão ainda cru.
  
Meu blog é novo e meio amador. As fotos não são lindas, nem tão bem tiradas. Não tenho tempo para arrumar os melhores ângulos, estou sempre correndo quando faço os quitutes e me lembro de fotografar, mas tenham certeza que só posto aquilo que deu certo e foi sucesso.
Um beijo no coração de vocês. Gostou? Comenta, tá?!

6 comentários:

  1. Anny, sabe que tbm não sei se o Pão Petrópolis é melhor fresco ou torrado??? Na dúvida, sempre como dos dois jeitos! rsss
    E gostei de ver que vc usou outra modelagem para os enroladinhos de salsicha!!! Ficaram super apetitosos!!!!
    Espero que aproveite bastante as festas no final de semana! Deus abençoe a avó do seu marido com muita saúde e felicidades para a sobrinha!!!
    Bjss e boas comilanças!

    ResponderExcluir
  2. Akemi, obrigada pelo carinho e felicitações. Eu também como dos dois jeitos, fugindo da dieta (que mminha nutricionista não me leia, kkkk). A modelagem do enrolado de salsicha foi feita abrindo, separando cada tira, a sua não, né? Vc só marcou? Mas que coisinha deliciosa!!! Beijinhos. Ah! próxima missão: o pão com torcido com recheio de batata doce.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Anny,

    Nestas alturas as festas já aocnteceram, espero que tudo tenha sido bacana e feliz! Parabéns à avozinha, que sortuda de chegar a esta idade! rsrs. Este pão é mesmo ótimo, adorei! O seu ficou lindo e os enroladinhos também! Sou fã das receitas do chef Álvaro Rodrigues.

    Beijo e boa tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly. Que grata surpresa! Sou fanzoca do seu blog. que bom que gostou do meu pão. As festas foram, graças a Deus, muito lindas. Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  4. O pãozinho de salsicha é uma coisa ótima.
    Está muito apetitoso

    ResponderExcluir
  5. Jerônimo, realmente ficou muito apetitoso. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir