Seja bem-vinda (o)!!

Seja bem-vinda (o), sinta-se em casa.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Lanche - parte 2

Oie. "Gentem", frio dá uma vontade de comer besteira,né? Junte uma TPM e a vontade não duplica, quadriplica.
Hoje cheguei em casa um pouquinho mais cedo e resolvi encarar meu amigo, o fogão, já que novamente este final de semana será de festa e mais festa, novamente, de novo, outra vez, teremos festejos sábado e domingo.
Bem, sabe aquele enroladinho de salsicha da semana passada? Resolvi mudar o recheio e o formato e fazer um pãozinho de queijo e presunto, já que o maridex ama esse lanche. Vamos à receita?

30 g de fermento biológico
1 colher (sobremesa) de açúcar refinado
1 colher (sobremesa) rasa de sal
30 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de leite levemente aquecido
1 ovo médio ligeiramente batido
500 g de farinha de trigo (aproximadamente) -

Modo de Fazer

Em uma tigela grande, dissolva o fermento com o açúcar. Junte o sal, a manteiga, o leite e o ovo. Misture bem e acrescente a farinha de trigo aos poucos até conseguir uma massa grudenta. Transfira-a para uma bancada levemente enfarinhada e rasgue-a com as mãos em movimentos de vai e vem até que fique lisa, esbranquiçada e com pequenas bolhas. Polvilhe um pouco mais de farinha de trigo por cima, reúna a massa com auxílio de uma espátula e sove-a delicadamente. Amasse o suficiente para que fique macia, lisa e enxuta. Reserve.

Recheio

250 g de presunto ( eu usei presunto de peru)

250 g de mussarela

Para Pincelar

1 ovo ligeiramente batido com um fio de azeite

Montagem dos Enroladinhos: Abra a massa com o rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo até atingir a espessura de 5 mm. Corte-a em tiras de modo que caiba um rolinho do presunto com o queijo e feche bem com os dedos. Virei a parte do fechamento para baixo. Pincelei um ovo batido com um fio de azeite e passei por cima dos pãezinhos. Não untei a assadeira e não deixei crescer. Levei em forno preaquecido por uns 40 minutos. Ele cresceu absurdamente (que bom!).

Ele não forma crosta em baixo, fica todo macio. Façam, vocês iram amar e viciar.
Esse formato renderam 9 rolinhos.
As fotos não estão boas, por causa da pressa, mas os enroladinhos...



Bem, para completar a bomba calórica e aproveitando a visita do meu irmão que é tarado por chocolate, resolvi fazer o brownie que estou há dois meses ensaiando. Fiz assim:
Derreti no microondas 280 g de chocolate (eu tinha 100 g de chocolate meio amargo e um tablete de 180g de chocolate 55% cacau) com 100 g de manteiga sem sal . Reservei.
Em uma vasilha, misturei 2 ovos batidos, 1 xícara de açúcar e um pouco de essência de baunilha. Acrescentei à essa mistura, 1 xícara mal cheia de farinha de trigo e depois a mistura de chocolate. Misturei delicadamente. Untei um tabuleiro pequeno, forrei com papel manteiga e untei mais. Coloquei a massa no tabuleiro e levei em forno preaquecido a 180º por uns 35 minutos.
Ele fica úmido por dentro. Esperei esfriar bem, cortei em quadrados e servi com uma bola de sorvete de creme coberto com a calda tipo Eskibon.
Uau!! Não ficou bom, ficou BÓTIMO. Já que a bomba vai ser calórica, vamos fazer direito.
 Bora segunda-feira passar fome para queimar essa caloria. Brincadeirinha, fome não, mas restrição alimentar sim.
Semana que vem terei uma folguinha no serviço e acho que poderei fazer mais quitutes. Se fizer, venho aqui correndo contar.


2 comentários:

  1. Anny, vc anda aprontando muito com seu amigo, o fogão! rsss
    Nem me fale em frio, a gente parece que vai se acabar de comer! Ainda mais se forem estes pãezinhos recheados quentinhos mias um brownie caprichado assim de sobremesa! Delícia!!!
    Bjss e divirta-se bastante nesse outro final de semana de festas! Iupi!!!

    ResponderExcluir
  2. Akemi, me aguarde, kkk, se tudo der certo essa semana vamos aprontar muito. BEIJOS.

    ResponderExcluir