Seja bem-vinda (o)!!

Seja bem-vinda (o), sinta-se em casa.

domingo, 22 de julho de 2012

Cozinha e coisinhas III.


As últimas receitas que fiz na quarta-feira. Não disse que eu estava inspirada!!!.
O souflé de chocolate vi no site da Panelinha, da Rita Guedes. Ele é simples, fácil e MARAVILHOSO.
Vamos à receita? O texto é do Panelinha e minhas adaptações estão em vermelho)

Ingredientes
200 g de chocolate meio amargo
1 colher (sopa) rum (usei cachaça)
4 ovos
¼ de xícara (chá) de açúcar
manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar

Modo de preparo

1. Pique o chocolate e, numa tigela refratária grande, leve ao micro-ondas para derreter, fazendo pausas de 1 em 1 minuto para não queimar. Antes mesmo de estar totalmente derretido, misture bem. O calor do próprio chocolate faz com que ele amoleça os pedaços que ainda estão inteiros. Deixe esfriar.

2. Unte 4 ramequins, ou qualquer peça refratária individual, pequenos com manteiga e polvilhe com açúcar cristal. Tem que ser cristal, pois ele  forma uma paredinha que serve de apoio para o suflê crescer. Leve ao congelador para firmar.

3. Separe as claras das gemas. Somente quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, junte as gemas, a cachaça e misture bem.

4. Na batedeira, bata as claras. Assim que começarem a espumar, junte a metade do açúcar; quando ficarem em neve, junte o restante. Elas precisam estar firmes, mas não podem endurecer excessivamente.

5. Junte 1/3 das claras ao chocolate e misture bem. O restante, incorpore delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos circulares de baixo para cima. Atenção o truque aqui é não perder o ar incorporado às claras - Usei um batedor manual, o fouet, para isso.

6. Coloque a massa nos ramequins (como vi no site, enchi bem os vasilhames, e passei o papel-toalha - pode ser o dedo - na beirada para tirar um pouco do açúcar e da manteiga e desgrudar um pouco das paredes, isso ajuda o souflé a crescer reto, para cima, sem esparramar, percebam na foto)




 e leve à geladeira por até 24 horas. Na hora de servir, preaqueça o forno a 200 oC ; coloque os ramequins numa assadeira e leve para assar por cerca de 15 minutos, até crescer (Assei um para experimentar e demorou uns 20 minutos os outros ficaram 3 dias na geladeira - assei hoje - e demorou uns 35minutos para assar, não sei se tem relação o tempo que ficou na geladeira, mas tirei com 10 minutos, como manda a receira). Sirva com creme batido ou com sorvete. Servi com sorvete, tudibão.



Sou apaixonada por pão caseiro. Havia visto um pão que a Cris, do blog From our home to yours, entitulou como Rosca Beliscão (http://fromourhometoyours.blogspot.com.br/2012/07/pull-apart-bread-rosca-beliscao.html) e fiquei inquieta até fazê-lo. Ela dizia que não dava vontade de parar de beliscar. Corri para fazê-la. A receita que ela usou para fazer o tal formato foi a seguinte: (texto e fotos do passo-a-passo do blog: From our home your, pois era hora do almoço e não deu tempo de fotografar os detalhes - com exceção do texto em vermelho).  

Prepare com antecedência o "buttermilk"Adicione suco de 1 limão ao leite integral fresco (garrafa ou saquinho) e deixe descansar por 10 minutos.
Dica: não use leite de caixinha para fazer buttermilk que não funciona bem... Use leite fresco, de saquinho ou garrafa. (eu usei 1/2 litro de leite e 1/2 limão)

Rosca beliscão - massa de Hot rolls - para pão doce
Rendimento: 3 roscas

1 envelope de fermento biológico (ou 3 tabletes de fermento biológico fresco)
1/2 xícara de água morna
1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de buttermilk ou creme azedo (veja acima como preparar)
5 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
4 a 5 xícaras de farinha de trigo (eu usei um pouco mais)

Recheio para cada rosca:
1 xícara de açúcar cristal
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de noz-moscada ralada (não usei)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida até dourar (derreti no microondas e não dourei)


Pré-aqueça o forno a 200°C.
1) Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Adicione os ingredientes restantes na ordem indicada (de preferência acrescente 1 xícara de farinha antes de juntar o óleo) e mexa bem. A massa fica macia e não é preciso sovar, apenas incorporar tudo. Divida a massa em 3 partes.


2) Em uma superfície bem enfarinhada, use um rolo para abrir a massa, formando um retângulo de cerca de 25 x 40 e 0,5 a 1 cm de altura. - Eu uso um jogo americano de plástico como medida. - Use um pincel para espalhar a manteiga derretida em toda a massa. Polvilhe com a mistura de açúcar e canela. Pode parecer que é muito açúcar, mas não é não... o resultado é ótimo.

Agora a montagem:

3) Depois de polvilhar açúcar e canela: divida a massa na vertical em seis faixas de tamanho igual. Empilhe as tiras e corte a pilha em seis fatias iguais - veja as fotos! Você terá seis pilhas de seis quadrados. Transfira as pilhas para uma forma untada de sua preferência - redonda ou retangular.


Asse por 30 minutos no forno pré-aquecido a 200°C ou até que doure.
 
Espalhe a manteiga, polvilhe açúcar com canela e corte 6 tiras
Empilhe as tiras
Corte a pilha em seis fatias
O meu pão ficou assim:




 

Delicioso!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário