Seja bem-vinda (o)!!

Seja bem-vinda (o), sinta-se em casa.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cozinha e coisinhas - II

Como disse que o dia de ontem foi intenso na cozinha, vou contar para vocês da trança de calabresa. Estou tão encantanda com a massa do Álvaro Rodrigues, que vi no blog Pecado da Gula, da queridíssma Akemi, que não me canso de fazê-la. A primeira vez foi com o enroladinho de salsicha, semana passada fiz com queijo e presunto e ontem fi-la com recheio de calabresa. Abri bem a massa, coloquei requeijão, coloquei calabresa e salpiquei salsinha (confesso que a ideia copiei do blog Delícia 1001). Enrolei como rocambole, depois cortei ao meio, no sentido do comprimento e trancei. Coloquei com o recheio virado para cima, em uma assadeira untada e pincelei ovo batido. Ficou TUDIBÃO.
A massa? Já foi publicada 2 vezes, mas vamos lá, vai que bateu preguicinha de pesquisar, só não pode ter preguiça de fazer esse pão, ele é fácil, nem exige crescimento antecipado...



30 g de fermento biológico
1 colher (sobremesa) de açúcar refinado
1 colher (sobremesa) rasa de sal
30 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de leite levemente aquecido
1 ovo médio ligeiramente batido
500 g de farinha de trigo (aproximadamente) -

Modo de Fazer

Em uma tigela grande, dissolva o fermento com o açúcar. Junte o sal, a manteiga, o leite e o ovo. Misture bem e acrescente a farinha de trigo aos poucos até conseguir uma massa grudenta. Transfira-a para uma bancada levemente enfarinhada e rasgue-a com as mãos em movimentos de vai e vem até que fique lisa, esbranquiçada e com pequenas bolhas. Polvilhe um pouco mais de farinha de trigo por cima, reúna a massa com auxílio de uma espátula e sove-a delicadamente. Amasse o suficiente para que fique macia, lisa e enxuta. Reserve.

Recheio

calabresa

salsa
requeijão
Para Pincelar

1 ovo ligeiramente batido

Montagem dos Enroladinhos: Abra a massa com o rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo até atingir a espessura de 5 mm. Passe uma camada de requeijão, coloque rodelas de calabresa e salsa picada. Enrole como rocambole e corte ao meio no sentido do comprimento. Trance e coloque a parte do recheio para cima. Transfira para uma assadeira untada. Pincele com ovo batido e leve para assar em forno preaquecido por uns 40 minutos. Ele cresceu absurdamente (que bom!).

Ele não forma crosta em baixo, fica todo macio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário