Seja bem-vinda (o)!!

Seja bem-vinda (o), sinta-se em casa.

domingo, 10 de junho de 2012

O pão de milho e o pastelzinho de goiabada

Fim de feriado e a sensação de que nada foi feito e que preciso de mais uns dias para organizar tudo o que ficou para trás. Bem, como disse, na quinta-feira fiz um pão de milho do  Blog Pecado da Gula. Minha foto não ficou boa, porque fiquei tão encantada com o resultado de um pão fofinho ( que assim permanece até hoje os 2 que ainda sobraram - sobraram porque é massa branca e não me dou ao luxo de comer isso todos os dias.) que não procurei o melhor ângulo. Fiz meia receita e rendeu 16 pãezinhos. Não tinha fubá para polvilhar e passei gema. A receita é daqui: http://pecadodagula.blogspot.com.br/2010/02/pao-de-milho.html

Já o pastelzinho de goiabada é uma receita da revista Cláudia e assim que vi fiquei enloquecida para fazê-la. Ela é simples e deliciosa.
 Ingredientes:
1 3/4 xícara de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de açúcar 150 g de manteiga 4 colheres (sopa) de vinho do Porto 150 g de goiabada firme, cortada em tirinhas 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro peneirado

 Modo de preparo
Em uma tigela pequena, misture a farinha com o açúcar e a manteiga até obter uma farofa úmida.

Faça uma depressão no centro e junte o vinho do Porto.

 Amasse rapidamente até formar uma bola de massa.

Em uma superfície lisa, abra a massa até obter 3 mm de espessura. Com um cortador de 7 cm de diâmetro, faça 38 discos ( a minha receita deu menos). Em cada um deles, disponha uma tirinha de goiabada e feche como um pastel, pressionando a borda com um garfo.

Em uma assadeira forrada com papel-manteiga,leve ao for no moderado (180 ºC), preaquecido, por 30 minutos ou até a massa dourar ligeiramente na parte de baixo. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro peneirado, deixe amornar e sirva. Rende 38 minipastéis

É uma receita delicada ( nota que tem um pastelzinho furado) e saborosa, derrete na boca. Façam. Não vão se arrepender.
Depois contarei para você sobre o salpicão de truta defumada e o empadão de frango do almoço de hoje. Beijocas e até mais.

4 comentários:

  1. Cris,adorei!! Deve ter ficado uns delicia,acho que vou me arriscar....! Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Anny, vc não tinha falado do pão de milho hein! rsss
    E esses pasteizinhos de goiabada parecem a minha cara, preciso fazer! Problema é o tal vinho do Porto que não tenho, qual outra bebida será que dá pra substituir???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Akemi, esqueci mesmo, kkkk. Mas a culpada disso é você, afinal toda hora tenho que visitar seu blog para fazer um pão diferente, kkkk. Ficou muito gostoso. O pastelzinho de goiabada é tudo de bom, mas confesso que não tenho coragem de fazer substituições que várias blogueiras renomadas, como você, fazem. Perguntei a um chefe meu, muito entendido de cozinha, e ele disse que não poderia usar vinho comum, mas não perguntei sobre outra bebida. Pensou em algo? Pedi para a minha sogra o vinho do porto. Pena que vc mora longe, muito longe, senão lhe dava um pouquinho, kkk. Estou amando suas visitas aqui, estou me sentindo honrada e importante, kkkk.

      Excluir