Seja bem-vinda (o)!!

Seja bem-vinda (o), sinta-se em casa.

sábado, 4 de agosto de 2012

Felicidade...

Às vezes podemos fazer a felicidade do outro com tão pouco e não fazemos por N motivos. Eu não perdi a oportunidade. Sexta-feira foi aniversário do meu irmão do meio,não é nenhuma criança, nenhum adolescente, mas um crescido que quer carinho e atenção, como qualquer um de nós. Desde que perdemos nossa mãe, há quase 2 anos, ele ficou descoberto, é solteiro e não é amigo do fogão. Sempre fico compadecida com isso. Pois bem, ontem, resolvi fazer aqui em casa um lanchinho, simples para comemorar sua data natalícia. Uma "festa de arromba" para 9 pessoas. O cardápio: cachorro-quente, quibe de tabuleiro, bolo e brigadeiro de copinho.

 Nenhuma receita astronômica. Ele ficou tão feliz, ao despedir-se, agradeceu, hoje, pela manhã, me ligou para agradecer. Fiz uma pessoa feliz com tão pouco...
Fiz minha boa ação.
Mas este é um blog de culinária, não é? Vamos às receitas?
O cachorro-quente não teve nada demais que mereça a receita, apenas a foto, porque gosto do jeito que eu o sirvo.



Já o quibe de tabuleiro, fiz como minha sogra faz: Deixei de molho de um dia para o outro o trigo (500g). Depois disso, espremi bem e coloquei em uma vasilha. Adicionei 800g de acém moído, sal a gosto, uma colher de sopa de manteiga sem sal, 2 cebolas e um punhado hortelã. Os dois últimos ingredientes foram batidos no mini-processador (a  quantidade da hortelã, vai do gosto, mas o sabor dela deve sobressair na massa). Feito isso, deixei descansar na geladeira enquanto preparava o recheio. Levei uma panela com um pouco de óleo ao fogo. Quando esquentou, coloquei 700 g de acém moído. Acrescentei um pouquinho de alho amassado. Deixei fritar bem a carne. Quando a carne refogou bem, acrescentei 2 cebolas pequenas, 2 tomates, cheiro-verde, tudo bem picadinho, e sal. Deixei a carne cozinhar e tomar o gosto do tempero. Tirei do fogo e esperei esfriar. Depois foi só montar. Untei um tabuleiro com manteiga e cobri com metade da "massa" do quibe, apertando bem. Cobri com a  carne moída refogada  e teminei com o restante da "massa". Espalhei um pouco de azeite por cima e levei ao forno. Como gosto de usar fogo baixo, levou 2 horas para cozinhar. Da próxima vez, vou usar o fogo mais alto um pouco.



O bolo? Fiz a genoise do Blog Baunilha e Chocolate, já postado aqui anteriormente.É rápido, gostoso e não leva quase nada. Bati 4 ovos com 140g de açúcar. Bate bem até ficar uma espuma branca. Adicionei baunilha ( ou outra essência) e 140 g de farinha de trigo. Não bati mais, só misturei com o fouet. Não se assuste, não leva fermento e cresce. Os ovos bem batidos fazem a massa crescer.
Levei para assar em forno baixo até dourar e ficar assadinho ( faça o teste do palito). Deixei esfriar e parti em 3. Reguei com guaraná, recheei com beijinho de coco ( misturei um pouco de creme de leite para amolecer e conseguir espalhar). Coloquei a outra parte do bolo, reguei de novo com guaraná e passei  doce de leite ( leite condensado cozido por 45 minutos. Depois de frio, adicionei uma caixinha de creme de leite) e piquei chocolate em barra. Tampei com a outra parte do bolo, que também foi regada com guaraná. Cobri com chantily. Ficou tão "bãããão.












Espero que tenham gostado.
Beijos
Anny ( também Cris)


4 comentários:

  1. Oi Amy,
    QUe carinho! Acho muito bonito quem mantém esses gestos carinhosos com quem se ama. Eu também gosto muito de fazer um agrado em forma de doce ou comida gostosa.
    Tudo muito lindo.Parabéns para o seu irmão.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Oi Lylia, que bom que gostou. Acho muito importante não perdemos o laço, afinal minha família é pequena - eu , dois irmãos, uma cunhada e dois sobrinhos, não temos tios, primos, mais ninguém - e se não nos unirmos, acaba a família. Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Se eu gostei só de ver imagina o seu irmão! Faço ideia do quanto ele deve ter ficado feliz e agradecido com tanto carinho! Parabéns, Anny por este gesto tão lindo e ao aniversariante! bjss

    ResponderExcluir
  4. Akemi, obrigada. Ele ficou muuuiiiito feliz. Isso é bom, podermos fazer alguém feliz com tão pouco.

    ResponderExcluir