Seja bem-vinda (o)!!

Seja bem-vinda (o), sinta-se em casa.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

O milho e suas facetas.


Gosto de milho, de bolo de milho, de curau. Mas não gosto da pamonha, de mingau de fubá, nem de angu. Dia desses fui ao sacolão e me deparei com lindas espigas. Não titubeei, comprei 5 e levei para casa. Sabe que coloquei na geladeira e me esqueci delas? Pois bem, 5 dias depois abri a gaveta de legumes e lá estavam elas, lindas, me chamando. Coloquei a preguiça de lado, debulhei-as e pus-me a ralá-las. Ao líquido dourado (lembrei-me de um texto de quando era criança), acrescentei 2 copos de leite e coei. Voltei o bagaço que sobrou no coador para uma vasilha e coloquei mais um copo e meio de leite. E  mais uma vez, coei. Coloquei o caldo dourado e coado em uma panela e acrescentei açúcar, foram 4 colheres de sopa ( mas prove, pode ser que queira mais ou menos doce). Sempre mexendo, fui deixando ferver, o caldo engrossou e o amarelo pálido, amarelão ficou. O gosto estava bom e não mais lembrava apenas uma mistura de leite, suco de milho e açúcar, mas já tinha gosto de curau ( loucura? não. Sabe quando estamos fazendo brigadeiro? A mistura, no começo, não tem gosto de brigadeiro, e sim de mistura de chocolate com leite condensado, não é? O gosto do brigadeiro só é adquirido depois de fervido. Entende-me agora? ). Tirei do fogo e coloquei na minha xícara de sopa. Deixei esfriar e pus na geladeira, mas primeiro comi um pouquinho, quente mesmo. Como não gosto de canela em cima de doces, não a polvilhei. Deixo sempre como opção para quem quiser.
Bom apetite e quilos extras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário