Seja bem-vinda (o)!!

Seja bem-vinda (o), sinta-se em casa.

domingo, 26 de agosto de 2012

Frio, cadê?... e uma rodada de pizza

Cadê o inverno? Cadê o frio? Eu amo inverno e este ano não teve nem 20 dias ao todo de frio. Que tristeza, pelo menos para mim.
Bem, ao começar a escrever, hesitei em colocar a palavra "cadê", por me lembrar de minha infância. Meu pai era um homem inteligente, de muitas leituras e sempre me reeprendia quando eu lhe perguntava: - Cadê o livro? Ele  me respondia: - Cadê? Não entendo o que quer dizer com isso?Não seria: O que é feito de? Onde está?
Para uma pessoa que tinha em mente uma língua portuguesa pura, ensinada em 1930, 1940, as gírias, as novas palavras proferidas nos idos de 1980, 1990 soavam gritantes, como um verdadeiro ataque ao vernáculo aprendido e as "modernices" não estavam aceitas e apreendidas. Se meu pai fosse vivo, talvez arrancasse seus cabelos quando visse e ouvisse as formas "internéticas": kd, naum, vc, tc, e tantas outras que povoam nosso dia, nosso e-mail, redes sociais e por aí a fora.
Mas e a pizza?
Tinha prometido para o marido da minha cunhada uma pizza de pepperoni e meu marido fez a maior propaganda, dizendo que minha pizza era demais.
Depois de combinarmos várias vezes, ontem saiu. Rezei muito para que saísse maravilhosa, afinal não podia fazer feio depois da propaganda "maridística". E, mais uma vez, deu tudo certo.
Fiz a massa neutra da Nestlé, que é sucesso garantido. No site, diz que cada massa rende duas pizzas, mas como gosto de bem fininha, eu divido em 4.  Dessa vez, preparei duas massas. A receita está aqui: http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/Massa_Neutra_para_Pizza.aspx, mas transcrevo a seguir.

 2 tabletes de fermento biológico (30 g)
1 colher (chá) de açúcar
1 lata de Creme de Leite - deixei na geladeira por umas 6 horas. Não escorri o soro, mas quando abri, peguei só a parte durinha, não utilizei o soro.
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sal
2 ovos
4 xícaras (chá) de farinha de trigo , aproximadamente -  (utilizei em média 500 a 520 g - usei a Renata puríssima, ela é mais branquinha e mais soltinha -  não é propaganda, não ganhei nada com isso.

Modo de Preparo
Em uma tigela, junte o fermento biológico com o açúcar, acrescente meia xícara (chá) de água morna e mexa bem até dissolver. Junte o Creme de Leite , a manteiga , o sal e os ovos . Incorpore a farinha de trigo aos poucos, até desgrudar das mãos. Sove bem a massa e deixe descansar em uma tigela polvilhada com farinha de trigo até dobrar de volume. Divida em duas porções (eu dividi em 4 porque gosto de massa bem fininha) e deixe crescer por cerca de 20 minutos. (Deixei em cima da bancada, as porções, cobertas com um pano de prato úmido) Abra cada porção com um rolo, sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo , formando os discos, e coloque em uma assadeira. Pré-asse a massa em forno médio-alto (200 °C), preaquecido, por cerca de 10 minutos ou até que esteja seca.
Depois disso, cobri com molho de tomate que fiz da seguinte maneira (receita do Olivier Anquier): Bati no liquidificador, 2 latas de tomate pelado (para duas receitas de massa) e levei no forno com 1 colher de sopa de sal e 3 colheres de sopa de açúcar. Deixe ferver por 5 minutos. Depois salpique orégano.
Por cima do molho coloquei as seguintes coberturas e levei ao forno por mais 10 minutos ou até derreter o queijo (mas não deixe muito, porque resseca a massa):
Pizza tio Ael - mussarela, pepperoni, tomate e pimentão verde -por cima reguei azeite
 
Pizza titia Nessa - muçarela ou mozarela (sim, as duas formas são corretas) de búfala, tomate seco e manjericão (era para ter rúcula, mas esqueci de comprar) - reguei com azeite
 
Pizza vovó e vovô da Bonequinha - muçarela comum, presunto e tomate - reguei com azeite
 
POR MOTIVO DE FOME MAIOR, NÃO DEU TEMPO DE FOTOGRAFAR
 
Pizza da mamãe e do papai da Bonequinha - muçarela de búfala, queijo brie e presunto de parma - reguei com azeite

Pizza pra derrubar (essa fiz individual)  - massa, ganache (pique o chocolate - usei o 55% de cacau, misture o creme de leite e leve ao microondas de 1 em 1 minuto até derreter). Leve ao forno por 5 minutos. Depois coloque morango e uma bola de sorvete.
Foi uma noite agradável e muito gulosa.
Beijos e uma boa semana.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário