Seja bem-vinda (o)!!

Seja bem-vinda (o), sinta-se em casa.

sábado, 30 de junho de 2012

Pão-de-ló de fubá e primo do pão delícia

Boa noite. Estou cansada e na correria, somente hoje estou tendo tempo para postar duas receitinhas que fiz no domingo passado: pão-de-ló de fubá e o primo do pão delícia, ambas do blog Pecado da Gula. são deliciosos , vale a pena correr para a cozinha e prepará-las. Bora pra lá? Tá bom, está tarde, são 23:20 de sábado, mas dá para fazer o bolo para o café-da-manhã e o pão para o lanche da tarde do domingo. Que tal?
Bolo de fubá tipo pão-de-ló
* xícara de 200ml

4 ovos médios
1 1/2 xícara de açúcar
3/4 xícara de óleo
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de fubá
1 xicara de leite fervendo
1 colher de sopa de fermento em pó cheia

Pré-aqueça o forno a 180oC.
Unte e enfarinhe uma forma (usei uma retangular  pequena).
Peneire a farinha, o fubá e o fermento.
Coloque o leite para esquentar.

Numa tigela grande, coloque os ovos e bata com batedeira rapidamente. Junte o açúcar e bata até formar um creme fofo e esbranquiçado. Vá adicionando o óleo aos poucos, sempre batendo. Desligue a batedeira e peneire os ingredientes secos mais uma vez sobre a gemada. Misture delicadamente. Coloque o leite quente e termine de misturar. Vai ficar uma massa bem líquida. Despeje na forma e dê tapinhas no fundo da forma para tirar bolhas de ar na massa. Leve ao forno e espere a superfície corar (cerca de 20 minutos). Abaixe a temperatura do forno para 160oC ( a temperatura mais baixa do meu forno é 180, deu certo) e deixe por mais 20 ou 30 minutos. Faça o teste do palito. Tire do forno e espere 5 minutos antes de desenformar. Coloque sobre uma grade para amornar. Muito booooommmmm.

Primo do pão delícia

Massa:
* xícara medida de 240ml

1 ovo + leite até completar 320ml (amornei o leite antes de colocar o ovo)
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
4 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento seco para pão

Recheio (opcional): Não fiz

100g de mortadela picadinha
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso

Cobertura:

1 clara levemente batida
50g de queijo parmesão ralado

Numa vasilha coloquei a farinha (3 xícaras, reservei 1 para ir adicionando aos poucos), o fermento. Adicionei o restante dos ingrediente e misturei bem. Despejei na bancada  e sovei bem até soltar das mãos (cerca de 10 a 15 minutos). Fiz uma bola com a massa e coloquei na vasilha coberta com filme plástico bem esticado. Deixei descansar em local abafado por 40 minutos ou até dobrar de volume. Depois, dei alguns soquinhos na superfície da massa para retirar o gás acumulado e virei na mesa. Dividi em porções (neste caso, 16 unidades de cerca de 60g cada) e modelei em bolinhas. Cubri com pano de prato bem torcido e deixei descansar mais 10 minutos. Nesse intervalo, preparei a assadeira (untar e enfarinhar ou forrar com papel manteiga), coloquei a clara numa tigelinha funda e dei uma leve batida só para "quebrar" a viscosidade e coloquei o queijo numa outra tigelinha funda também. Se for rechear, misture a mortadela com o requeijão apenas para dar liga. Após este breve descanso, é hora de modelar as bolinhas novamente (caso não recheie, apenas modele novamente em bolinha). Segurei pelas pontas que fechei e mergulhei na clara e depois no queijo ralado. Coloquei na assadeira com a parte coberta com queijo para cima. Repeti com as outras bolinhas até acabar. Cobri com filme plástico e depois com o pano de prato úmido e deixei crescer mais 25~30 minutos. Dez minutos antes de acabar a fermentação, já liguei o forno para pré-aquecer (200˚C). Coloquei para assar por cerca de 20 minutos ou até ficarem dourados na parte de baixo. Muito gostoso. Fica fofinho.

 
 

Bjs. Fuiiiii. O soninho bateu.



2 comentários:

  1. Anny, que corajosa fazer duas receitas de uma vez e ainda tão tarde! Parece comigo! rsss Que bom que gostou do resultado das duas receitas que pelas fotos ficaram ótimas mesmo! Parabéns e muito obrigada por creditar! Bjss e uma linda terça pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Akemi, final-de-semana é o único dia que tenho para cozinhar tenho que aproveitar. Suas receitas são ótimas, tenho que testá-las sempre.
    Bjs e obrigada pelo carinho.

    ResponderExcluir