Seja bem-vinda (o)!!

Seja bem-vinda (o), sinta-se em casa.

domingo, 27 de maio de 2012

Bolo Carmen Miranda

O pessoal do serviço do maridowiski é muito formiga e pediu para ele levar um pedaço do bolo da comemoração. Só que não sobrou, então fiz um especialmente para eles. É um bolo com massa de pão-de-ló ( tipo esponja). Confiram a receita:










Bolo Carmen Miranda
 massa: 140g de açúcar,140 g de farinha de trigo e 4 ovos. Bata os ovos e o açúcar até ficar cremoso, acrescente a farinha e misture com um fouet. Coloque em uma forna de aro removível de 20 cm, untada e leve ao forno baixo
Recheio: creme: 1/2 litro de leite, 1/2 lata de leite condensado, 2 gemas, algumas gotas de baunilha, 3 colheres de sopa de maisena (se quiser, acrescente umas 3 colheres de leite de coco). Leve para ferver todos os ingredientes, com exceção da maisena. Quando ferver, adicione a maisena, dissolvida em um pouco de leite. Não pare de mexer para não empelotar. Deixe cozinhar em fogo baixo. Espere esfriar. Se ficar mutio consistente, coloque um pouco de creme de leite.
Doce de banana: caramelize 5 colheres de açúcar, quando virar uma calda caramelizada, adicione 8 bananas d'água picadas e deixe cozinhar.
 Montagem: corte o bolo em três partes. Volte com a base (a 1ª parte) para a forma, molhe com guaraná e coloque uma camada de creme e por cima o doce de banana. Repita o passo com a outra parte. Coloque a tampa do bolo. Cubra com chantilly e enfeite com canela em pó.





Foi a primeira vez que fiz esta massa como bolo. Já havia feito para rocambole. A massa cresceu, porque o ovo com a farinha foram muito bem batidos. Ficou fofinho. Só não sei se está gostoso, porque foi inteirinho para o serviço.

5 comentários:

  1. Oi Anny! Este bolo não leva manteiga? Obrigada, Andréia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia, essa massa não leva manteiga, nem líquido nem fermento como pode ver. Pode fazer sem medo, seguindo os passos. Bata bastante, esse é o segredo. Obrigada pela visita e qualquer dúvida, grite help. Beijinhos

      Excluir
  2. Respostas
    1. Silvinha, faça e não se arrependerá, ele é muito bom. Obrigada pela visita.

      Excluir