Seja bem-vinda (o)!!

Seja bem-vinda (o), sinta-se em casa.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Tudo junto e misturado

Esse foi o nome do bolinho que fiz na tarde de hoje. Minha sobrinha está de férias na escola e ficou dois dias aqui comigo. Foi muito "tido" como diz a outra de 3 anos.
Ela queria quitutes, que não me permito muito comer durante a semana, mas abri uma exceção, afinal são as férias dela.
Tivemos cachorro-quente, churros e o bolo tudo junto e misturado.

 O motivo do nome? Ela queria petit gateau, mas tinha na geladeira um restinho de ganache que precisava ser usada. Então fiz o seguinte: Não sabia quanto eu tinha de ganache, calculei uns 100 g, então de olho coloquei nela um pouco de manteiga, uns 25g e derreti  tudo no micro-ondas e reservei. Bati dois ovos, na batedeira, bem batidos, até espumar bastante. Juntei 50 gramas de açúcar ( tinha um restinho de açúcar mascavo e um restinho de demerara) e bati bastante com os ovos. Desliguei a batedeira e acrescentei 40 gramas de farinha de trigo, o chocolate derretido e Ovomaltine ( um tanto, saí polvilhado um bocado).
Untei forminha de petit gateau e polvilhei chocolate em pó. Enchi 2/3 das forminhas e deixei 1 hora na geladeira. Coloquei as forminhas em um tabuleiro, pré-aqueci o forno ao máximo por uns 5 minutos assei os bolinhos. Eles ficaram macios e úmidos, sem a caldinha, mas quem disse que eu queria fazer petit gateau?
Todos aprovaram e ele foi batizado assim: Tudo junto e misturado. Façam e não vão se arrepender.
Ah! mas você não tem ganache sobrando na geladeira? Não tem problema, derreta um pouco de chocolate ao leite e/ou meio-amargo, junte um pouco de creme de leite e complete a receita, mas não deixe de fazê-lo. Um super beijinho com cheirinho de chocolate.


2 comentários:

  1. OI Anny,
    Como é bom ir para a cozinha com os queridos e fazer coisas gostosas!Lindo e gostoso seu bolinho.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Lylia, com certeza. Os miúdos nos fazem bem ( e olha que minha sobrinha já tem 12 anos). É sempre bom agradá-los. BEIJINHOS e obrigada pela sua visita.

    ResponderExcluir