Seja bem-vinda (o)!!

Seja bem-vinda (o), sinta-se em casa.

domingo, 18 de novembro de 2012

Nhoque sem glúten



E a dieta restritiva do marido continua e com ela novos desafios, novas receitas, preciso pesquisar para fazer. 
Hoje quis servir um nhoque. Pesquisa daqui e dali, cheguei à receita da Chef Carla Serrano. A receita original está aqui: http://www.chefcarlaserrano.com/2012/05/nhoque-de-mandioquinha-sem-gluten.html.
Como não gosto de mandioquinha (batata baroa), fiz com batata inglesa.
Se você acha que nhoque é sinônimo de bagunça, uma bancada cheia de farinha, veja a foto para conferir, não precisei adicionar "farinha" extra.


Usei 750 g de batata (pesei depois de descascada) - antes de descascá-las, eu tinha 900 g.
75 g (3 colheres de sopa) de amido de milho ou fécula de batata (usei a fécula)
sal
1 colher de sopa de azeite
1 gema

Cozinhei ( no vapor) as batatas, espremi, esperei esfriar e misturei os outros ingredientes.
Fiz os cordões, cortei os nhoques e cozinhei na água quente. Assim que eles subiram, sequestrei-os para fazê-los adormecer em um molho quentinho de frango desfiado.
Depois disso, só colocá-los em meu prato e correr para o abraço (e depois na esteira).
O sabor do azeite permanece e essa massa derrete na boca. Façam, sem dúvida.
Eu demoro, mas apareço.
Um lindo restinho de domigo para todos.
 

4 comentários:

  1. Olá Cristiane! Já passei por uma restrição alimentar de gluten e sei como é difícil encontrar opções de alimentação. Seu nhoque é uma ótima sugestão, principalmente para quem tem de se abster desse conjunto de farinhas. O aspecto está ótimo! Aproveito para agradecer pelo seu carinhoso comentário pela passagem do meu aniversário. Sua atenção me deixou muito feliz. Um beijo, Paula

    ResponderExcluir
  2. Paula, eu é que agradeço sua visita no meu singelo cantinho. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Anny,
    Gosto bastante de nhoque e nunca tinha pensado em fazer um sem usar trigo, mas as circunstancias da vida nos ensinam muitas coisas não é verdade? Recentemente descobri que sou intolerante a lactose e passei a controlar melhor minha alimentação, li o que você fala sobre o seu marido e compreendo o que está passando. Claro que meu problema nem se compara ao dele, é muito mais simples, mas quando temos alguma restrição fica mais fácil compreender a dos outros. Boa sorte para vocês e continue a publicar suas receitas, elas podem ajudar outras pessoas na mesma situação que ele. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, é verdade, como a vida nos ensina. Que coisa chata são as intolerâncias e as alergias alimentares, isso não podia existir. Não poder comer certas coisas, isso é horrível. Minha sobrinha, quando menor, era alérgica à lactose, era uma dificuldade encontrar produtos para ela, mas graças a Deus, passou. Muito obrigada pelo incentivo, vou postar mais minhas receitinhas. Obrigada pela visita. Um beijinho.

      Excluir