Seja bem-vinda (o)!!

Seja bem-vinda (o), sinta-se em casa.

domingo, 12 de agosto de 2012

Dia dos pais...

De repente a gente nasce, e para isso é preciso de um pai (eu sei mãe também). E a vida acontece. Muitas pessoas têm pai biológico, pai de criação, pai adotivo, pai adotado,  pai da amiga, o "pai"aço,o pãe, e por aí vai. E a vida passa. Com ela, vão os dias e com eles, os pais. Mas fica o PAI supremo, o PAI maior. Hoje, quando olho para os lados e vejo que meus pais estão no alto, não me bate tristeza, mas a certeza de dever cumprido, de amor dado e retribuído. Se você tem 1 ou vários pais, abrace-os, aperte-os, diga que os ama, perdoe-os. Se você não tem, reze, alivia o coração.
Para você que lê e é pai, PARABÉNS!!!!
Bem, meu marido tem pai e como o almoço é na casa da cunhada (e o marido dela tem pai), por que não homenageá-los?
Olhei site da Nestlé e vi esse bolo lindo:

Arrisquei-me em fazê-lo. Ma não sou confeiteira, não tenho noção de desenho, nem de perspectiva, nem de profundidade, nem sou desenhista. E o meu ficou assim:
Nem de longe ficou igual. Mas valeu a tentativa. E o pior, para fazer a decoração precisava de 2 xícaras de açúcar de confeiteiro e eu só tinha 1 xícara, tive que colocar menos clara e fazer uma gravata menor. Será que ficou gostoso? Depois eu conto. A receita? Vamos a ela.

Fiz a massa de genoise:
Bati 4 ovos e 140 g de açúcar. Bem batidos na batedeira até ficar clarinho e bem espumante. Coloquei algumas gotas de baunilha. Desliguei a batedeira. Acrescentei 140 g de farinha de trigo peneirada e misturei com o fouet. Despejei em uma forma untada ( tabuleiro nº 1, o menor) e com papel manteiga untado. Assei em forno preaquecido.
O recheio:
Fiz um creme com duas xícaras de leite, 1/2 lata de leite condensado, 1/2 colher de chá de baunilha e 2 gemas. Depois de ferver, acrescentei 1 1/2 de maisena dissolvida em um pouco de leite e não parei de mexer para não empelotar. Deixei cozinhar bem. Tirei do fogo e deixei esfriar. Depois de frio, acresentei 1/2 caixa de creme de leite.
Cortei o bolo ao meio, molhei com guaraná e um pouco da calda do pêssego e recheei com o creme e pêssego em calda picado.
 Cobri, conforme a receita original da Nestlé, transcrita abaixo, só não salpiquei o granulado branco na "camisa amarela", gostei dela toda amarelinha.

Ingredientes Cobertura
2 claras
2 xícaras e meia (chá) de açúcar de confeiteiro

Decoração
1 clara
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
1 xícara (chá) de chocolate granulado branco
1 xícara (chá) de açúcar cristal amarelo
meia xícara (chá) de confeito de chocolate colorido

Massa
6 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de leite quente
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio
1 lata de Doce de Leite Moça para Corte
1 lata de Creme de Leite Nestlé

Modo de Preparo
Cobertura
Bata as claras ligeiramente com um garfo ou batedor de arame e, aos poucos, acrescente o açúcar de confeiteiro. Com o auxílio de uma espátula, cubra o bolo e reserve.

Decoração
Bata a clara ligeiramente e acrescente o açúcar de confeiteiro aos poucos, até obter uma pasta bem consistente, que não gruda nas mãos. Divida a pasta em três partes. Para o colarinho: com uma parte da pasta, faça um rolo com as mãos (cerca de 15 cm). Aproxime as duas extremidades, vire-as em direção ao seu corpo e aperte-as com a palma das mãos, formando o colarinho. Aperte com a ponta dos dedos a parte superior, moldando. Se preciso, use a ponta de uma faca para alisar e ajustar as pontas. Para a gravata e os punhos da camisa: abra o restante da pasta com o auxílio de um rolo de massas. Corte com uma faca em formato de gravata (cerca de 28 cm de comprimento). Com as aparas da massa, forme os punhos da camisa, cortando dois retângulos de 7 x 9 cm. Disponha o colarinho, a gravata e os punhos sobre o bolo. Misture o granulado e o açúcar cristal amarelo, espalhe sobre o bolo e nas laterais, preservando o colarinho e os punhos. Coloque um confeito colorido de chocolate sobre cada punho e espalhe o restante sobre a gravata. Conserve o bolo na geladeira até o momento de servir.

Massa
Bata as claras em neve. Junte as gemas uma a uma e o açúcar, até que fique uma massa fofa. Derreta a manteiga no leite quente, junte à massa e bata ligeiramente. Desligue a batedeira, acrescente a farinha peneirada com o fermento, misturando delicadamente. Unte uma fôrma retangular grande (23 x 32 cm), coloque papel-manteiga e Unte novamente. Despeje a massa e leve para assar por cerca de 50 minutos em forno médio (180 ºC) pré-aquecido. Retire do forno e deixe esfriar.

Recheio
Misture o Doce de Leite Moça com o Creme de Leite até obter uma mistura homogênea. Reserve. Corte o bolo frio ao meio e recheie.

Rendimento
27 porções
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário