Seja bem-vinda (o)!!

Seja bem-vinda (o), sinta-se em casa.

domingo, 29 de julho de 2012

Pastelzinho chocococo e tantas outras coisinhas...

Olá! E o "finde" acabou, buáááá.
Estava cheia de vontade de fazer gostosuras, mas acho que hoje não era meu dia de cozinha, preparei tanta coisa, todas deram certo, ficaram gostosas , porém não estou com vontade de degustar nenhuma delas hoje novamente, nada ficou com gostinho de quero mais, aquele que nos faz sair drasticamente da dieta, e só ficamos sossegados quando vemos o fim da gostosura e a vasilha na pia.

  Indicaram-me uma salada com batata, cenoura (picadinhas e cozidas como se fossem para uma maionese), banana em rodelas, amendoim salgado e sem pele ( o crokíssimo,embalagem verde, mas não é o salsa e cebola) e frango desfiado, requeijão e creme de leite. A pessoa me disse que era de comer rezando. Fiz. Eu e meu marido não achamos nada de mais; e olha que amo banana.
 Para complementar o almoço, preparei a torta de tomate, queijo e palmito, do Sabor Sonoro; http://blog.saborsonoro.com.br/2009/03/torta-de-queijo-palmito-e-tomate.html. É gostosa, mas meu paladar não se adaptou.


Enquanto fazia o almoço, preparei alguns quitutes para o lanche da tarde. Na revista desse mês, da Casa e Comida, veio uma receita de Scone, pãozinho de origem escocesa que leva fermento químico (aquele de bolo). Meu marido viu a foto e quis. Fiz, mas também não achamos nada de mais.
http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI309619-16777,00-SCONES.html



Queria muito comer uma apple pie. Achei uma receita no blog Da Minha Cozinha, http://www.daminhacozinha.net/2007/12/duas-tradies-americanas-torta-de-abbora.html. Tinham umas maçãs na geladeira que não havíamos dado conta de comer, fui correndo preparar a receita. Ficou gostosa, comemos com uma bola de sorvete de creme, mas também não agradou nosso paladar.



Quarta-feira, enquanto trabalhava, tive a ideia de fazer o pastelzinho de goiabada ,  esse do link, e que é o mais tem acesso aqui no blog - http://panusipratus.blogspot.com.br/2012/06/o-pao-de-milho-e-o-pastelzinho-de.html -na versão chocococo. Fiz da seguinte maneira: A receita original leva 1 e 3/4 de xícara de farinha de trigo. Dessa vez usei 1 e 1/4 de  xícara de farinha e 2/4 de chocolate em pó, 2 colheres de açúcar, 150 g de manteiga sem sal e no lugar do vinho do porto, usei 4 colheres de sopa de licor de cacau. Misturei tudo, com exceção do licor, até obter uma farofa bem úmida, fiz uma depressão e adicionei o licor. O de goiabada trabalhei direto. O de chocolate levei por uma hora na geladeira. Embrulhei a bola de massa em um filme plástico. Foi a primeira vez que fiz a substituição de ingredientes. Essa massa ficou meio quebradiça, difícil de trabalhar. Recheei com beijinhos de coco. Levei ao forno preaquecido, 180° por 25 minutos. Nesse eu não polvilhei açúcar.


Para ver se salvava a tarde nos lanches, fiz um pão de queijo. Usei queijo minhas e a receita não ficou das melhores, nem das piores. Vou testá-la com outro queijo e quando conseguir o ponto, vou postá-la.
Ah! preciso fazer um agradecimento especial. OBRIGADA MARIDÃO POR TER LAVADO TODAS AS LOUÇAS, permitindo assim que eu não estragasse minhas unhas, kkkk. Será que foi pelas louças que ele toda hora falava para eu sair da cozinha ou não queria que eu trabalhasse tanto? Fica a dúvida, kkkk.

Para terminar a noite, vou fazer uma salada de frutas. Ah! essa meu paladar  agradar-se-á.
Fiquem com Deus e boa semana.

domingo, 22 de julho de 2012

Cozinha e coisinhas III.


As últimas receitas que fiz na quarta-feira. Não disse que eu estava inspirada!!!.
O souflé de chocolate vi no site da Panelinha, da Rita Guedes. Ele é simples, fácil e MARAVILHOSO.
Vamos à receita? O texto é do Panelinha e minhas adaptações estão em vermelho)

Ingredientes
200 g de chocolate meio amargo
1 colher (sopa) rum (usei cachaça)
4 ovos
¼ de xícara (chá) de açúcar
manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar

Modo de preparo

1. Pique o chocolate e, numa tigela refratária grande, leve ao micro-ondas para derreter, fazendo pausas de 1 em 1 minuto para não queimar. Antes mesmo de estar totalmente derretido, misture bem. O calor do próprio chocolate faz com que ele amoleça os pedaços que ainda estão inteiros. Deixe esfriar.

2. Unte 4 ramequins, ou qualquer peça refratária individual, pequenos com manteiga e polvilhe com açúcar cristal. Tem que ser cristal, pois ele  forma uma paredinha que serve de apoio para o suflê crescer. Leve ao congelador para firmar.

3. Separe as claras das gemas. Somente quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, junte as gemas, a cachaça e misture bem.

4. Na batedeira, bata as claras. Assim que começarem a espumar, junte a metade do açúcar; quando ficarem em neve, junte o restante. Elas precisam estar firmes, mas não podem endurecer excessivamente.

5. Junte 1/3 das claras ao chocolate e misture bem. O restante, incorpore delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos circulares de baixo para cima. Atenção o truque aqui é não perder o ar incorporado às claras - Usei um batedor manual, o fouet, para isso.

6. Coloque a massa nos ramequins (como vi no site, enchi bem os vasilhames, e passei o papel-toalha - pode ser o dedo - na beirada para tirar um pouco do açúcar e da manteiga e desgrudar um pouco das paredes, isso ajuda o souflé a crescer reto, para cima, sem esparramar, percebam na foto)




 e leve à geladeira por até 24 horas. Na hora de servir, preaqueça o forno a 200 oC ; coloque os ramequins numa assadeira e leve para assar por cerca de 15 minutos, até crescer (Assei um para experimentar e demorou uns 20 minutos os outros ficaram 3 dias na geladeira - assei hoje - e demorou uns 35minutos para assar, não sei se tem relação o tempo que ficou na geladeira, mas tirei com 10 minutos, como manda a receira). Sirva com creme batido ou com sorvete. Servi com sorvete, tudibão.



Sou apaixonada por pão caseiro. Havia visto um pão que a Cris, do blog From our home to yours, entitulou como Rosca Beliscão (http://fromourhometoyours.blogspot.com.br/2012/07/pull-apart-bread-rosca-beliscao.html) e fiquei inquieta até fazê-lo. Ela dizia que não dava vontade de parar de beliscar. Corri para fazê-la. A receita que ela usou para fazer o tal formato foi a seguinte: (texto e fotos do passo-a-passo do blog: From our home your, pois era hora do almoço e não deu tempo de fotografar os detalhes - com exceção do texto em vermelho).  

Prepare com antecedência o "buttermilk"Adicione suco de 1 limão ao leite integral fresco (garrafa ou saquinho) e deixe descansar por 10 minutos.
Dica: não use leite de caixinha para fazer buttermilk que não funciona bem... Use leite fresco, de saquinho ou garrafa. (eu usei 1/2 litro de leite e 1/2 limão)

Rosca beliscão - massa de Hot rolls - para pão doce
Rendimento: 3 roscas

1 envelope de fermento biológico (ou 3 tabletes de fermento biológico fresco)
1/2 xícara de água morna
1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de buttermilk ou creme azedo (veja acima como preparar)
5 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo
4 a 5 xícaras de farinha de trigo (eu usei um pouco mais)

Recheio para cada rosca:
1 xícara de açúcar cristal
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de noz-moscada ralada (não usei)
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida até dourar (derreti no microondas e não dourei)


Pré-aqueça o forno a 200°C.
1) Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Adicione os ingredientes restantes na ordem indicada (de preferência acrescente 1 xícara de farinha antes de juntar o óleo) e mexa bem. A massa fica macia e não é preciso sovar, apenas incorporar tudo. Divida a massa em 3 partes.


2) Em uma superfície bem enfarinhada, use um rolo para abrir a massa, formando um retângulo de cerca de 25 x 40 e 0,5 a 1 cm de altura. - Eu uso um jogo americano de plástico como medida. - Use um pincel para espalhar a manteiga derretida em toda a massa. Polvilhe com a mistura de açúcar e canela. Pode parecer que é muito açúcar, mas não é não... o resultado é ótimo.

Agora a montagem:

3) Depois de polvilhar açúcar e canela: divida a massa na vertical em seis faixas de tamanho igual. Empilhe as tiras e corte a pilha em seis fatias iguais - veja as fotos! Você terá seis pilhas de seis quadrados. Transfira as pilhas para uma forma untada de sua preferência - redonda ou retangular.


Asse por 30 minutos no forno pré-aquecido a 200°C ou até que doure.
 
Espalhe a manteiga, polvilhe açúcar com canela e corte 6 tiras
Empilhe as tiras
Corte a pilha em seis fatias
O meu pão ficou assim:




 

Delicioso!!!!!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cozinha e coisinhas - II

Como disse que o dia de ontem foi intenso na cozinha, vou contar para vocês da trança de calabresa. Estou tão encantanda com a massa do Álvaro Rodrigues, que vi no blog Pecado da Gula, da queridíssma Akemi, que não me canso de fazê-la. A primeira vez foi com o enroladinho de salsicha, semana passada fiz com queijo e presunto e ontem fi-la com recheio de calabresa. Abri bem a massa, coloquei requeijão, coloquei calabresa e salpiquei salsinha (confesso que a ideia copiei do blog Delícia 1001). Enrolei como rocambole, depois cortei ao meio, no sentido do comprimento e trancei. Coloquei com o recheio virado para cima, em uma assadeira untada e pincelei ovo batido. Ficou TUDIBÃO.
A massa? Já foi publicada 2 vezes, mas vamos lá, vai que bateu preguicinha de pesquisar, só não pode ter preguiça de fazer esse pão, ele é fácil, nem exige crescimento antecipado...



30 g de fermento biológico
1 colher (sobremesa) de açúcar refinado
1 colher (sobremesa) rasa de sal
30 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de leite levemente aquecido
1 ovo médio ligeiramente batido
500 g de farinha de trigo (aproximadamente) -

Modo de Fazer

Em uma tigela grande, dissolva o fermento com o açúcar. Junte o sal, a manteiga, o leite e o ovo. Misture bem e acrescente a farinha de trigo aos poucos até conseguir uma massa grudenta. Transfira-a para uma bancada levemente enfarinhada e rasgue-a com as mãos em movimentos de vai e vem até que fique lisa, esbranquiçada e com pequenas bolhas. Polvilhe um pouco mais de farinha de trigo por cima, reúna a massa com auxílio de uma espátula e sove-a delicadamente. Amasse o suficiente para que fique macia, lisa e enxuta. Reserve.

Recheio

calabresa

salsa
requeijão
Para Pincelar

1 ovo ligeiramente batido

Montagem dos Enroladinhos: Abra a massa com o rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo até atingir a espessura de 5 mm. Passe uma camada de requeijão, coloque rodelas de calabresa e salsa picada. Enrole como rocambole e corte ao meio no sentido do comprimento. Trance e coloque a parte do recheio para cima. Transfira para uma assadeira untada. Pincele com ovo batido e leve para assar em forno preaquecido por uns 40 minutos. Ele cresceu absurdamente (que bom!).

Ele não forma crosta em baixo, fica todo macio. 

quarta-feira, 18 de julho de 2012

cozinha e coisinhas

Semana de folga no serviço e de produção na minha cozinha. Sabe aquele velho ditado: quando descanço carrego pedra? Essa semana foi assim. Mas carreguei pedra porque quis. Aproveitei minha semana para produzir algumas coisinhas.
Hoje fiz um nhoque de abóbora para o almoço. Já fizeram? Não? Então façam, afinal ela tem pouca caloria, pois 95% da sua composição é água. Não pense, troque a batata por ela e corra para fazer esse prato. Só tenho que confessar duas coisinhas: primeiro que a massa fica meio mole, então não dá para enrolar, eu fiz no saco de confeitar; a segunda, é que por ser feito dessa maneira, não fica um rolinho certinho e sim parecendo umas minhoquinhas. Ah!, mas isso não vai fazer você desistir, vai?
Fiz com a receita de nhoque que sempre faço. Cozinhei no vapor 1 kg de abóbora madura, amassei, juntei 4 colheres de maionese,  umas 8 colheres de farinha de trigo (se você quiser bem mais durinho, coloque mais, mas eu achei o suficiente, afinal não dará para enrolar mesmo) e acertei o sal. Misturei bem e coloquei no saco de confeitar. O resto fiz do jeitinho tradicional. Fui despejando "as minhoquinhas" na água quente esperei subir e coloquei em um prato. Esperei esfriar para endurecer e coloquei no molho. Fui fazendo dessa maneira, sempre esperando esfriar para não se desfazerem no molho. Quando acabou, cobri com queijo ralado e levei para gratinar no forno. Ficou saboroso e bem levinho. Segundo meu maridoviski, não prevaleceu o gosto da abóbora.

Por aqui ainda teve: souflé de chocolate, rosca doce, trança de calabresa e bolinho de mandioca. Ufa!, mas vamos aos poucos soltando as receitinhas. Beijinhos

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Nem só de verão vivem as saladas...

... com esse frio não dá vontade nem de pensar nas saladas, não é mesmo? Com meus finais de semana festivos, comendo muita besteira, hoje eu precisava de algo light (está bem, vocês verão que nem tanto).
Higienizei e piquei alface crespa, alface roxa e rúcula. Organizei-a no próprio prato.

Fui colocando na ordem: tomate picado e sem semente, cenoura ralada, peito de peru fatiado e picado, palmito picado, croutons e queijo parmesão ralado.


Para completar essa minha deliciosa salada, pus no meio um ovo poche.


Na hora de comer, reguei azeite e salpiquei sal.

Bom apetite.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Lanche - parte 2

Oie. "Gentem", frio dá uma vontade de comer besteira,né? Junte uma TPM e a vontade não duplica, quadriplica.
Hoje cheguei em casa um pouquinho mais cedo e resolvi encarar meu amigo, o fogão, já que novamente este final de semana será de festa e mais festa, novamente, de novo, outra vez, teremos festejos sábado e domingo.
Bem, sabe aquele enroladinho de salsicha da semana passada? Resolvi mudar o recheio e o formato e fazer um pãozinho de queijo e presunto, já que o maridex ama esse lanche. Vamos à receita?

30 g de fermento biológico
1 colher (sobremesa) de açúcar refinado
1 colher (sobremesa) rasa de sal
30 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de leite levemente aquecido
1 ovo médio ligeiramente batido
500 g de farinha de trigo (aproximadamente) -

Modo de Fazer

Em uma tigela grande, dissolva o fermento com o açúcar. Junte o sal, a manteiga, o leite e o ovo. Misture bem e acrescente a farinha de trigo aos poucos até conseguir uma massa grudenta. Transfira-a para uma bancada levemente enfarinhada e rasgue-a com as mãos em movimentos de vai e vem até que fique lisa, esbranquiçada e com pequenas bolhas. Polvilhe um pouco mais de farinha de trigo por cima, reúna a massa com auxílio de uma espátula e sove-a delicadamente. Amasse o suficiente para que fique macia, lisa e enxuta. Reserve.

Recheio

250 g de presunto ( eu usei presunto de peru)

250 g de mussarela

Para Pincelar

1 ovo ligeiramente batido com um fio de azeite

Montagem dos Enroladinhos: Abra a massa com o rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo até atingir a espessura de 5 mm. Corte-a em tiras de modo que caiba um rolinho do presunto com o queijo e feche bem com os dedos. Virei a parte do fechamento para baixo. Pincelei um ovo batido com um fio de azeite e passei por cima dos pãezinhos. Não untei a assadeira e não deixei crescer. Levei em forno preaquecido por uns 40 minutos. Ele cresceu absurdamente (que bom!).

Ele não forma crosta em baixo, fica todo macio. Façam, vocês iram amar e viciar.
Esse formato renderam 9 rolinhos.
As fotos não estão boas, por causa da pressa, mas os enroladinhos...



Bem, para completar a bomba calórica e aproveitando a visita do meu irmão que é tarado por chocolate, resolvi fazer o brownie que estou há dois meses ensaiando. Fiz assim:
Derreti no microondas 280 g de chocolate (eu tinha 100 g de chocolate meio amargo e um tablete de 180g de chocolate 55% cacau) com 100 g de manteiga sem sal . Reservei.
Em uma vasilha, misturei 2 ovos batidos, 1 xícara de açúcar e um pouco de essência de baunilha. Acrescentei à essa mistura, 1 xícara mal cheia de farinha de trigo e depois a mistura de chocolate. Misturei delicadamente. Untei um tabuleiro pequeno, forrei com papel manteiga e untei mais. Coloquei a massa no tabuleiro e levei em forno preaquecido a 180º por uns 35 minutos.
Ele fica úmido por dentro. Esperei esfriar bem, cortei em quadrados e servi com uma bola de sorvete de creme coberto com a calda tipo Eskibon.
Uau!! Não ficou bom, ficou BÓTIMO. Já que a bomba vai ser calórica, vamos fazer direito.
 Bora segunda-feira passar fome para queimar essa caloria. Brincadeirinha, fome não, mas restrição alimentar sim.
Semana que vem terei uma folguinha no serviço e acho que poderei fazer mais quitutes. Se fizer, venho aqui correndo contar.


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Lanches

Olá! Este final-de-semana serão tantos festejos que não me sobrará tempo de ir para a cozinha. No sábado, niver de 100 anos da avó do marido com direito a missa e festa e no domingo, niver da sobrinha dela, um almoção. Com tantas comidas diferentes e tantas calorias, vou me dar umas férias do fogão, que tristeza. Mas para amenizar essa folga, pilotei meu amigão, o fogão, duas vezes durante a semana. Como trabalhei dois dias em casa, pude me dar a esse luxo.
A primeira guloseima foi o pão Petrópolis, um pão que fez um sucessão quando foi feito no Mais Você, da Ana Maria Braga. É a segunda fez que eu o faço. Amo. Comê-lo quentinho é tudo de bom e no outro dia, fazer uma torradinha dele, huuuummmm, não sei o que é melhor, se ele fresco ou a torrada dele.




INGREDIENTES


50g de açúcar (¼ xícara de chá)
400g de farinha de trigo (2 ½ xícara de chá)
1 pitada de sal
30g de fermento fresco (2 tabletes)
1 colher (sopa) de manteiga (15g)
180 ml de leite (¾ xícara de chá)
1 ovo
1 gema misturada com 1 colher (chá) de café pronto


MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque o açúcar, farinha de trigo e a pitada de sal e misture. Reserve.
Coloque numa outra tigela o fermento fresco, a manteiga, o leite e o ovo e misture bem. Adicione a mistura de farinha (reservada acima) e sove bem até ficar uma massa homogênea.
Dica: Polvilhe um pouco de farinha de trigo nas mãos para desgrudar a massa que fica entre os dedos. Deixe a massa descansar por 20 minutos.
Modele a massa dando formato do pão, polvilhe com farinha de trigo e transfira massa para uma forma de bolo inglês (25 cm por 10 cm e 6 cm de altura) forrada com papel manteiga nas laterais deixando 10 cm de papel para o lado de fora da forma. Pincele a massa de pão com a gema misturada com café pronto e deixe crescer até a massa dobrar de tamanho.
Leve o pão ao forno médio pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno, desenforme, retire o papel manteiga e sirva em seguida.


Enroladinho de salsicha


No dia seguinte, fiz uma receita que vi no blog Pecado da Gula, da Akemi. Ela faz cada pão!!! A receita é do Álvaro Rodrigues, tão bem executada por ela. O meu pão não ficou lindo como o dela, mas posso dizer que ficou "MAGAVILHOSO". Vamos à receita?

30 g de fermento biológico
1 colher (sobremesa) de açúcar refinado
1 colher (sobremesa) rasa de sal
30 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de leite levemente aquecido
1 ovo médio ligeiramente batido
500 g de farinha de trigo (aproximadamente) -

Modo de Fazer

Em uma tigela grande, dissolva o fermento com o açúcar. Junte o sal, a manteiga, o leite e o ovo. Misture bem e acrescente a farinha de trigo aos poucos até conseguir uma massa grudenta. Transfira-a para uma bancada levemente enfarinhada e rasgue-a com as mãos em movimentos de vai e vem até que fique lisa, esbranquiçada e com pequenas bolhas. Polvilhe um pouco mais de farinha de trigo por cima, reúna a massa com auxílio de uma espátula e sove-a delicadamente. Amasse o suficiente para que fique macia, lisa e enxuta. Reserve.

Recheio

300 g de salsichas tipo coquetel, levemente aferventadas ( eu usei 12 salsichas de tamanho normal e de frango)

Para Pincelar

1 ovo ligeiramente batido com um fio de azeite

Montagem dos Enroladinhos: Abra a massa com o rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha de trigo até atingir a espessura de 5 mm. Corte-a em tiras de 10 cm x 2,5 cm de largura. Enrole cada tira de massa sobre uma salsicha, dando três ou quatro voltas. Coloque os enroladinhos em chapas de alumínio sem untar. Pincele-os com o ovo e asse em forno pré aquecido na temperatura de 180ºC até ficarem dourados.

Tempo de Preparo: 1h20
Tempo de Forno: 20 a 25 minutos

Dicas do Chef Álvaro Rodrigues

- Não é necessário deixar a massa crescer. O tempo de montagem dos enroladinhos é suficiente para ocorrer a fermentação. Quando terminar de preparar todos os enroladinhos, repare se os primeiros já estão crescidos.

- Para deixar o enroladinho mais saboroso, prepare um vinagrete, misture cebola picada, tomates sem sementes bem picados, alho socado, cheiro verde, sal, pimenta, orégano, temperos a gosto. Deixe macerar por 20 minutos e escorra. Abra as salsichas ao meio, aplique uma pequena colherada do vinagrete e enrole a a tira de massa.

- Esta mesma massa pode ser utilizada para fazer enroladinhos de presunto e queijo, requeijão firme, creme de frango etc

O pão ainda cru.
  
Meu blog é novo e meio amador. As fotos não são lindas, nem tão bem tiradas. Não tenho tempo para arrumar os melhores ângulos, estou sempre correndo quando faço os quitutes e me lembro de fotografar, mas tenham certeza que só posto aquilo que deu certo e foi sucesso.
Um beijo no coração de vocês. Gostou? Comenta, tá?!